O Prémio Carlos do Carmo, criado pela SPA como forma de homenagem ao intérprete e associado da cooperativa desde 1997, falecido no passado mês de Janeiro, acaba de ser atribuído ao álbum Lina_Raül Refree. o qual junta a fadista portuguesa Lina Rodrigues e o espanhol Raül Refree, produtor de nomes como Silvia Perez Cruz e Rosalía. Lina Rodrigues foi presença assídua do Clube de Fado, tendo editado, em 2014, “Carolina”, e, em 2017, “enCantado”. O álbum agora premiado oferece uma reinterpretação do fado e do repertório de Amália Rodrigues com base na voz, piano e sintetizadores, amplamente elogiada pela crítica internacional.
A SPA celebra assim a importância da obra de Carlos do Carmo, que manteve sempre uma ligação à cooperativa dos autores que agora lhe atribui a merecida e inadiável homenagem.
O júri, presidido por António Vitorino D’Almeida e constituído também por Rui Vieira Nery, Paulo de Carvalho, Tozé Brito e Tiago Torres da Silva, membros dos corpos sociais da SPA, avaliou os trabalhos da área do Fado respeitantes ao ano de 2020.
O Prémio será entregue no dia 25 de Maio, durante as celebrações do Dia do Autor Português.
Carlos do Carmo foi distinguido em Maio de 2001 com o Prémio de Consagração de Carreira e recebeu em 2015 a Medalha de Honra da SPA pela qualidade da sua carreira. Deu um contributo decisivo para a criação do Museu do Fado e para a consagração do fado enquanto Património Imaterial da Humanidade, pela UNESCO.
Lisboa, 13 de Abril de 2021