Uma delegação do Conselho de Administração da SPA foi recebida pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia, Edmundo Martinho, com quem conversou sobre a vida da cooperativa e sobre a preparação das comemorações do seu centenário, em maio de 2025.
José Jorge Letria explicou a Edmundo Martinho o que a cooperativa fez ao longo de décadas de trabalho com os autores portugueses, as suas renovadas responsabilidades internacionais, a importância do Fundo Cultural e de outros mecanismos de apoio aos criadores portugueses. Deu-lhe igualmente conta do número de autores que actualmente integram a SPA e que continua a aumentar todos os meses. Depois foi explicada a importância da construção de uma nova sede com espaço de estacionamento e condições para acolher a muito diversificada actividade artística e cultural.
Nesse quadro, a SPA solicitou ao provedor da Santa Casa da Misericórdia o apoio da instituição para a criação de um novo espaço, acessível, moderno e operacional. Edmundo Martinho equacionou diversas possibilidades de apoio, sobre as quais as duas instituições irão agora conversar com regularidade.
Nesta produtiva reunião de trabalho foram referidas diversas áreas em que a SPA e a Santa Casa poderão cooperar, tendo em conta, por exemplo, os desafios lançados pelas novas tecnologias e alguns projectos inovadores apresentados pelo provedor. Ficou claro que as duas instituições têm um amplo terreno para colaborar e trocar impressões e experiências. Em vários domínios irão trabalhar em parceria, possibilidade que muito agrada à SPA.
Lisboa, 28 de Julho de 2022